Sobre a Amizade

Quando criança, eu tinha 3 super amigos, eramos inseparáveis e eu nunca me senti tão bem, tinha o que chamam de “paz de espírito”. Eu e estes amigos passávamos horas imaginando o futuro, criando planos e sempre nos víamos juntos… hoje, o segundo mais novo deles está casado e é pai, um outro e está morando no Rio de Janeiro e o mais velho está morando sozinho em outra cidade e namorando com uma menina que conheceu na igreja.

Desde que nos separamos eu procuro, silenciosamente, sentir a sensação de bem-estar que sentia quando estava perto deles… raríssimas vezes eu consegui sentir novamente. Atualmente eu tenho ótimos amigos que é como diz a frase de O Pequeno Príncipe: “Se você vez as quatro, desde as três já serei feliz”. Eu adoro meus poucos verdadeiros amigos e me sinto muito bem perto deles, mas infelizmente não sinto aquela sensação de estar mais vivo que sentia quando criança. Será que a explicação para isso é que quando criança eu ainda era iludido com o mundo e o que eu sentia não existia? Acho que a melhor explicação pra isso é que quando criança eu não precisava de muito, hoje, a sensação precisa ser intensa para me satisfazer.

Amizade para mim é o mais forte e mais lindo sentimento que existe, é como a ideia de amor sem desejo carnal. Durante bastante tempo meu objetivo principal era encontrar um melhor amigo, até que eu tive que aprender na marra que isso não existe depois de velho, apesar de conhecer alguém me faz sentir como criança, sinto que fico somente com as migalhas dessa pessoa e isso me mata.

Eu sou capitalista e consumista, mas sei que vivemos em uma época triste, onde sentimentos são, na maioria das vezes, deixados de lado. Assim, é cada vez mais difícil e raro se fazer um amigo, pois toda tentativa de fazer isto é vista com algum outro interesse, principalmente sexual, o que não é verdade. Eu tenho grande dificuldade em fazer amigos, já procurei no google e este, pela primeira vez na vida, não me deu uma resposta que eu pudesse usar; já conversei com amigos também mas nada que ajudasse muito, principalmente porque eu não sou uma pessoa que consegue se socializar muito facilmente. Sorte minha que existe a internet, e por ela conheci várias pessoas e alguns amigos que eu gosto muito, e até que eu gostaria de ser mais amigo, mais fico sem graça de tentar isso e forçar a amizade demais ou parecer algum outro interesse.

Mas afinal, o que é a amizade? Segundo o dicionário Piberam é:

amizade
(latim vulgar amicitas, -atis)

s. f.
1. Afeição recíproca entre dois ou mais entes.
2. Boas relações.
Já eu acredito que amizade é aquela sensação que preenche todo o vazio que você sente, que te completa, que faz você fazer tudo o que for necessário para o bem de alguém sem esperar absolutamente nada em troca por isso… é puro demais. E é de fato, da cor azul… hahahaha.

É fato que amizade verdadeira é difícil de se encontrar (ou seria conquistar?), quando se faz, é pra vida toda. É um dos maiores tesouros que o ser humano pode ter, pois somos sozinhos, muito sozinhos… e, pelo menos no meu caso, amizade é o único sentimento que faz não me sentir tão só.

Recomendo demais a leitura:

Todos os quatro links acima foram escritos pela Ludmila Pires, estudante de psicologia e amiga que prezo muito. Os três primeiros, como o título já diz, são sobre o amor, mas como vejo que a amizade de amor têm muito em comum, penso que é válida a leitura.
2 respostas em “Sobre a Amizade

  1. Reblogged this on Nulluse comentado:
    É díficil sentir o que sentimos antes. Tudo vem carregado com uma bela sensação de nostalgia, enquanto endeusamos o passado como algo que talvez ele não tenha sido tão divino assim.

    Vale a pena ler.

  2. Pingback: Sobre a Amizade « Nullus

Deixe um comentário

